Praticar esportes aumenta os riscos de problemas nos dentes

março 21, 20220
background_about_us
portfolio_07
portfolio_05

No mês de fevereiro, quando se comemoram o dia do Atleta (10) e do Esportista (19), é oportuno falar sobre como a saúde bucal de atletas amadores ou profissionais é prejudicada pela prática de esportes.

Existem diversos estudos científicos sobre a associação entre o exercício esportivo e a erosão dentária. Um estudo de 2012 com participantes que trabalhavam em um centro de fitness (Mulic et al., 2012) demonstrou que a maioria dos jovens adultos fisicamente ativos tinham lesões erosivas nos dentes. Além disso, comprovou que os participantes – cuja quantidade reduzida de saliva verificada após a prática de exercícios – tiveram maior desgaste erosivo nos dentes, o que indica que o exercício intenso e a diminuição das taxas de fluxo salivar estimulado podem estar associados.

Outro estudo exploratório realizado na Nova Zelândia com triatletas de elite (Bryant et al., 2011) identificou um alto risco de ocorrência de cárie para esse perfil de praticantes de esportes.

Como pode nos afetar?

O que diferencia os praticantes de esportes dos não praticantes é que a prática de exercícios diminui o fluxo de saliva e altera o seu pH em função da vasoconstrição. Com menos produção de saliva, ocorre o aumento da produção de tártaro, dentre outros problemas bucais.

Um estudo publicado no The Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports em 2014 constatou que treinamento esportivo mais intenso também contribui para a ocorrência de alguns problemas nos dentes.

Compostos de reposição energética

O uso de diferentes tipos de produtos para repor energia – que costumam ter alta concentração de carboidratos e açúcares – também contribui para o aumento da incidência de cáries nos praticantes de esportes.

Efeito nos dentes do uso de isotônicos nos praticantes de esportes
A medida em que o treinamento esportivo se torna mais intenso, maior a chance do atleta apresentar mais erosão e cáries.

Qualquer foco infeccioso na boca pode resultar em problemas na recuperação de lesões nos praticantes de esportes, sejam elas musculares ou articulares.

Além desses fatores cuidado com os traumas

Além desses fatores, existem esportes com maior probabilidade de ocorrência de traumas nos dentes. Neles, a simples presença do chamado dente de siso incluso aumenta o risco de fraturas por choque na prática esportiva

Reunidas, as informações desses estudos resultam na recomendação de que os atletas – tanto amadores quanto profissionais – fiquem especialmente atentos à saúde bucal, buscando, além do cuidado com os dentes e gengivas, um melhor desempenho em suas práticas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

https://odontomedic.com.br/wp-content/uploads/2022/03/logo-odonto-245.png

Odontomedic há mais de 20 anos trabalhando para devolver o sorriso ao seu rosto, lhe garantindo assim uma excelente qualidade de vida.

24/h Emergências
Destaque
https://odontomedic.com.br/wp-content/uploads/2019/06/29.jpg

Estética
Aparelhos Ortodônticos
Traumas e reconstrução

Horário de funcionamento
bt_bb_section_top_section_coverage_image

Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Studio Site Brasil

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?